Sexo / Idade



O sexo dos periquitos é determinado pela cor da cera do nariz, ou seja, a parte que se destaca da parte superior do bico onde estão localizadas as narinas. As fêmeas adultas apresentam geralmente esta cera de cor castanha, ao passo que os machos têm a cera de cor azulada. (Em certos casos, nomeadamente no grupo dos multicor recessivos e nas espécies lutino e albino, a cera dos machos mantém uma cor púrpura-rosada, fazem a ave parecer eternamente jovem.)
Normalmente não é fácil determinar o sexo dos periquitos jovens porque esta diferenciação é menos notória nas aves mais novas. Será bastante útil se existirem outros exemplares de tenra idade que nos permitam fazer comparações. No entanto, os machos jovens possuem a cera mais proeminente, quase sempre de cor mais escura e com um tom de púrpura mais acentuado do que as fêmeas. À medida que os animais forem crescendo, a diferença de cor da cera vai-se tornando mais notória.
De uma forma geral tem-se admitido que os machos são melhores aves de estimação e são mais faladores do que as fêmeas. Contudo, as fêmeas também se podem revelar excelentes imitadoras e apresentar uma personalidade muito agradável (eu tenho uma fêmea albina domesticada que é bastante dócil). Aparentemente não existe qualquer diferença entre espécies de cores diferentes no que se refere à capacidade de aprender a falar, embora os periquitos do grupo multicor dominante sejam em regra menos nervosos do que os do grupo multicor recessivo e, por esta razão, podem ser mais facilmente ensinados.






53 comentários:

  1. é muuuuuuuuuuuuuuuito lindo tenho uma femea mas eu queria ums passaros diferentes e baratos nao tem pra vender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles adoram chaveiros ou bolinhas de borracha

      Excluir
    2. Meu periquito o bico dele é um azul quase lilás eu tô achando que é macho mas o criador falou que é fêmea é porque é muito novinho ele está certo disso

      Excluir
  2. queria saber qual o tipo de gaióla adequada para um periquito
    e quais brinquedos deveri colocar para eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar brinquedos proprios para periquitos ou dar coisinhas caseiras feitas de material não toxico, natural e não cortante como o rolinho final do papel higienico, pregador de madeira (sem o arame) argolas de plastico fortes que não soltem lascas que ele possa engolir (e que não soltem tinta).
      Pegue um pedaço de barbante e coloque quadradinhos de papelão, dê um nó na ponta, pendure e ele vai se divertir.

      Excluir
  3. queria saber o sexo dos meus 2 periquitos..
    um tem a narina branca meia rosada que eu acho que é a fêmea pelo jeito dela e o outro que eu acho que é o macho quando eu fui comprar pedi um macho antes ele tinha a narina branco meio azulado e agora ta marrom. pelo q eu saiba qndo é marrom é pq é fêmea, por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são femeas se que vc falos que esta marron é femea e se tiver marron chocolate esta na época de reprodução e outra não ok...

      Excluir
  4. Comprei um periquito todo branco com olhos vermelhos. Me venderam como fêmea mas me disseram que nos albinos o bico dos machos também ficam brancos.
    Como eu sei se é fêmea ou macho?

    ResponderExcluir
  5. Isso me ajudou pois não sabia a idade de meus periquitos.OBrigado

    ResponderExcluir
  6. Comprei um casal a apenas dois dias, meus filhos e minha esposa adoraram. Pude tirar muitas dúvidas. Parabéns pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  7. Acessem ai galera o meu blog : http://piriquitos-australianos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. eu tenho um periquito jovem mas eu não sei se e macho ou femea pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem é realmente difícil de identificar, mas se tiver uma cor de púrpura (rosa)mais firme e uniforme provavelmente é um macho, agora se estiver puxando pro branco é fêmea, mas isso é apenas uma suposição

      Excluir
  9. Acessem um ótimo blog com dicas de um veterinário da área: www.periquitoaustralianoe1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. http://diovanebrown.blogspot.com.br/2012/04/novo-viveiro.html me ajudem a definir o sexo do meu periquito jovem pfv

    ResponderExcluir
  11. http://diovanebrown.blogspot.com.br/2012/04/novo-viveiro.html me ajudem a definir o sexo do meu periquito jovem pfv

    ResponderExcluir
  12. olá galera eu tenho dois periquitos australiano jovem q estou querendo vender uma femea como eu fasso pra saber qual e a femea e o macho?
    são filhotes ainda sera que tem como eu saber?

    ResponderExcluir
  13. Alguém poderia me informar até quanto tempo uma fêmea poderia acasalar e dar bons ovos ? estimo que ela tenha aproximadamente de 8 a 10 anos, ficarei grata por sua resposta !

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Já tentaram ver o original em http://periquitos.pt.vu ??

    ResponderExcluir
  16. quero saber a idade do meu periquito q achei na estrada,já peguei amor pelo bichinho

    ResponderExcluir
  17. meu periquito nasceu sem dedos na pata esquerda o que eu devo fazer

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho dois periquitos australianos um eu sei que e macho. e o outro e um azul clarinho com o branco e eu não sei se e macho eu femia pq estão beijando

    ResponderExcluir
  19. Discupa quando disse que azul colarinho com braco quis dizer da cera em volta do naris

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber se eles podem comer folhagem tipo de jabuticabeira, mangueira, pitangueira etc.

    ResponderExcluir
  21. tenho um periquito australiano macho mas não tenho uma fêmea?

    ResponderExcluir
  22. Tenho dois periquitos um eu sei que e macho o outro a cera dele e vermelha o que significa?

    ResponderExcluir
  23. Ganhei um periquito-australiano do meu primo, ele tinha 2 mas o outro fugiu, sempre que eu xego perto ele se agita, como faço para fazer amizade com ele

    ResponderExcluir
  24. Tenho dois periquitos australianos preciso saber qual e o sexo pois pedi um casal onde comprei so que em cima da narina de um e marrom bem forte e o outro a narina e rosa meio lilas por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O de narina marrom é a fêmea. O outro é um macho jovem. A narina dele ficará azul na fase adulta.

      Excluir
    2. O de narina marrom é a fêmea. O outro é um macho jovem. A narina dele ficará azul na fase adulta.

      Excluir
  25. Tenho dois periquitos australianos jovem como faço para saber sê são um casal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bico da fêmea vai tar rosa claro e do macho vai tar azul assim vai tar um casal

      Excluir
  26. Tô em dúvida eu tenho um periquito branco com umas manchas marrons,seuß olhos ainda são completamente negros,o que indica que ele ainda e jovem negro,porém a cera acima do seu bico e uma mistura de azul roseado...qual sera o sexo dele(a) eu a chamo de lya..mais ela vira de costas pra mim..rs

    ResponderExcluir
  27. A minha periquita se chama Lube é menina e é jovem mas um pouquinho aduta e vou dar um ou dois ou três novos amiguinhos

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma periquita mais eu percebo que as peninhas dela não estão crescendo ela já tem mais de 1 mês e só tem pena nas asinhas. Alguém sabe se é normal?

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma periquita mais eu percebo que as peninhas dela não estão crescendo ela já tem mais de 1 mês e só tem pena nas asinhas. Alguém sabe se é normal?

    ResponderExcluir
  30. Quanto tempo demora pro piriquito botar?

    ResponderExcluir
  31. O meu gosta de tudo o que brilha e não para de cantar mais eu o amo

    ResponderExcluir
  32. É comum a narina do periquito macho ficar marrom? Era azul e agora está marrom, será que meu filho de penas está doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TIPO EU NAO SEI MUITO MAS O BASICO JA TENHO NOÇAO, SEI QUE QUANDO ESTA MARRON ESCURO É PORQUE É FEMEA E ESTA NA EPOCA DE ACAZALAMENTO. MAS COMO VOCE DISSE QUE O O NARIZ ERA "AZUL" E FICOU MARRON NAO SEI MAS TE RESPONDER , MAS DE UMA COISA EU SEI QUANDO O BICO ESTA MARRON QUASER DA COR DE UM CHOCOLATE SIGNIFICA QUE UMA FEMEA PRONTA PRA ACAZALAR.;)

      Excluir
  33. Eu comprei um "casal" o macho com o bico bem azul , e a fêmea jovem com um bico quase branco , mais a alguns dias a minha fêmea começou a apresentar uma tonalidade lilás no bico , aí eu queria saber se ela é macho vou fêmea , pois fiquei em dúvida ,ela tem mais ou menos uns 3 ou 4 meses

    ResponderExcluir
  34. Eu comprei um casal, quando chegaram aqui em casa, a narina de um era marrom, e do outro azulado, agr o que a narina era marrom, estar branco, e o azulado continua azul, gostaria de saber se a que tinha a narina marrom é fêmea ou macho, pelo fato da narina ter mudado

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal estou com o mesmo problemas de alguns aqui , ganhei um " casal " de periquitos australianos uma amarelinha que sei que é fêmea e outro azul que no caso achava que era macho pois quando chegou a cera do nariz era azul, porém agora depois de alguns meses a cera do nariz da fêmea está um marrom bem escuro e a do que seria um macho está marrom bem claro esses dias ficou azulado bem claro,mas agora voltou a ficar marrom, não entendi alguém pode dizer oque está acontecendo?

    ResponderExcluir