Farinhada caseira

FARINHADA 1

Receita da uma farinhada de ovo caseiraA quantidade dos ingredientes depende do número de psitacideos a serem alimentadas. Calcule de 2 a 3 colheres de café cheias de farinhada para cada ave. A seguinte receita é a menor quantidade que dá para se fazer de uma farinhada e deve-se descartar eventual sobra : 1 ovo pequeno cozido por aproximadamente 10 minutos (após a fervura), e espremido no espremedor de batatas. Acrescente ao ovo 1 colher de sobremesa de mucilon, 1 outra de neston, 2 de fubá tipo MILHARINA, KIMILHO (fubá de milho em flocos), 1 pitada de sal. Pode ser acrescida a essa mistura, cenoura e/ou couve raladas. Em épocas de reprodução e muda de penas, ponha 1 pitada do pó de Aminomix (você pode adquirir em Pet Shop). Sirva a farinhada ainda morna, e retire-a caso tenha sobras, no mesmo período do dia, devido ao ovo.

FARINHADA 2

Fácil, apenas frite um ovo sem óleo mexendo sempre para ficar igual a uma farofa, depois acrescente quirela de milho ou farinha de milho (duas colheres de sopa para cada ovo), misture e pronto, se quiser acrescente níger,golza ou ainda um suplemento mineral ou vitamínico em pó.

FARINHADA 3

Outra farinhada: para cada ovo cozido amassado + 1 colher de sopa de proteína de soja texturizada + 1 colher de sopa bem cheia de farinha de milho média + 1 colher de sopa bem cheia de milheto. Dar 1 vez por semana.Pode-se eventualmente acrescentar uma pitada de levedura de cerveja (rica em complexo B). Experimentar colocar Mucilon junto com o ovo cozido. Espremer uma cenoura cozida junto com o ovo.

FARINHADA 4

Farinha de rosca 20%, Neston (Floco de cereais ­ trigo, cevada e aveia)- 60%, Farinha Láctea ­ 20%. Para cada quilo de farinhada pronta acrescentar 45 gramas de pré-mix (aminoácidos essenciais) encontrado em lojas de animais e 45 gramas de fosfato bi-cálcico.Para cada quatro colheres (sopa) das farinhas acrescentar um ovo cozido triturado.

Autoria:Byanca Dieguez

12 comentários:

  1. Jerry
    Sou iniciante, estou montando meu criadouro, já tenho: calopsitas, Agapornis, Periquitos (Australianos e Ingleses), Forpus Etc.; quero uma farinhada sem ovo cozido, existe? qual? e qual o beneficio com e sem ovo? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    Ajudar, Ajuda, mas não é recomendado. Compre farinhadas prontas.

    www.PeriquitosBR.tk - Tudo sobre Periquito Australiano

    Jerry,

    Existe, mas sempre use com ovo, se não quiser ovo faça sua própria farinhada. Quem pode te responder sobre o benefícios do ovo seria seu médico veterinário.

    www.PeriquitosBR.tk - Tudo sobre Periquito Australiano

    ResponderExcluir
  3. Acessem ai galera o meu blog : http://piriquitos-australianos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. boa tarde a todos ! crio piriquitos ha mais de 25 anos e acho muito bom a criaçao deste blog ,ele nos passa informaçoes muito importantes para os criadores .deixo aqui meus agradecimento s pelas informaçoes obtidas . ATE BREVE !

    ResponderExcluir
  5. quando preparar a farinhada 2 ja posso colocar no comedouro junto com a raçao e por quanto tempo deve servir os passarinhos com essa farinhada

    ResponderExcluir
  6. Eu posso comprar a farinhada pronta?

    ResponderExcluir
  7. na farinhada 2 posso usa milho mimoso ??

    ResponderExcluir
  8. tem alguma farinhada com apenas casca de ovo e a raçao misturados??
    pq,, acho q tinha visto uma,, ai comecei a juntar casacas de ovos,, e agr q eles começaram a botar,, quero dar farinhada a eles!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi boa noite
    Queria tirar uma dúvida! Já tive periquitos a um tempo atrás. Lembro que fazia uma papinha de vitamilho quando nasceram os filhotes. Voltei a ter periquitos e nasceram os filhotes, mas não lembro mais como fazia essa papinha. É só misturar o amido de milho com água? Tem que ser água morna ou gelada? Ou tem que cozinhar como se fosse fazer um cuscuz?

    ResponderExcluir
  10. Queria saber se da pra fazer farinhada ou papinha para periquitos usando Amido de milho (Maizena)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre papa para periquito é nutritiva. Maisena só vai encher é não nutrir.

      Excluir