Sexo / Idade



O sexo dos periquitos é determinado pela cor da cera do nariz, ou seja, a parte que se destaca da parte superior do bico onde estão localizadas as narinas. As fêmeas adultas apresentam geralmente esta cera de cor castanha, ao passo que os machos têm a cera de cor azulada. (Em certos casos, nomeadamente no grupo dos multicor recessivos e nas espécies lutino e albino, a cera dos machos mantém uma cor púrpura-rosada, fazem a ave parecer eternamente jovem.)
Normalmente não é fácil determinar o sexo dos periquitos jovens porque esta diferenciação é menos notória nas aves mais novas. Será bastante útil se existirem outros exemplares de tenra idade que nos permitam fazer comparações. No entanto, os machos jovens possuem a cera mais proeminente, quase sempre de cor mais escura e com um tom de púrpura mais acentuado do que as fêmeas. À medida que os animais forem crescendo, a diferença de cor da cera vai-se tornando mais notória.
De uma forma geral tem-se admitido que os machos são melhores aves de estimação e são mais faladores do que as fêmeas. Contudo, as fêmeas também se podem revelar excelentes imitadoras e apresentar uma personalidade muito agradável (eu tenho uma fêmea albina domesticada que é bastante dócil). Aparentemente não existe qualquer diferença entre espécies de cores diferentes no que se refere à capacidade de aprender a falar, embora os periquitos do grupo multicor dominante sejam em regra menos nervosos do que os do grupo multicor recessivo e, por esta razão, podem ser mais facilmente ensinados.






26 comentários:

  1. é muuuuuuuuuuuuuuuito lindo tenho uma femea mas eu queria ums passaros diferentes e baratos nao tem pra vender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles adoram chaveiros ou bolinhas de borracha

      Excluir
  2. queria saber qual o tipo de gaióla adequada para um periquito
    e quais brinquedos deveri colocar para eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar brinquedos proprios para periquitos ou dar coisinhas caseiras feitas de material não toxico, natural e não cortante como o rolinho final do papel higienico, pregador de madeira (sem o arame) argolas de plastico fortes que não soltem lascas que ele possa engolir (e que não soltem tinta).
      Pegue um pedaço de barbante e coloque quadradinhos de papelão, dê um nó na ponta, pendure e ele vai se divertir.

      Excluir
  3. queria saber o sexo dos meus 2 periquitos..
    um tem a narina branca meia rosada que eu acho que é a fêmea pelo jeito dela e o outro que eu acho que é o macho quando eu fui comprar pedi um macho antes ele tinha a narina branco meio azulado e agora ta marrom. pelo q eu saiba qndo é marrom é pq é fêmea, por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são femeas se que vc falos que esta marron é femea e se tiver marron chocolate esta na época de reprodução e outra não ok...

      Excluir
  4. Comprei um periquito todo branco com olhos vermelhos. Me venderam como fêmea mas me disseram que nos albinos o bico dos machos também ficam brancos.
    Como eu sei se é fêmea ou macho?

    ResponderExcluir
  5. Isso me ajudou pois não sabia a idade de meus periquitos.OBrigado

    ResponderExcluir
  6. Comprei um casal a apenas dois dias, meus filhos e minha esposa adoraram. Pude tirar muitas dúvidas. Parabéns pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  7. Acessem ai galera o meu blog : http://piriquitos-australianos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. eu tenho um periquito jovem mas eu não sei se e macho ou femea pode me ajudar

    ResponderExcluir
  9. Acessem um ótimo blog com dicas de um veterinário da área: www.periquitoaustralianoe1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. http://diovanebrown.blogspot.com.br/2012/04/novo-viveiro.html me ajudem a definir o sexo do meu periquito jovem pfv

    ResponderExcluir
  11. http://diovanebrown.blogspot.com.br/2012/04/novo-viveiro.html me ajudem a definir o sexo do meu periquito jovem pfv

    ResponderExcluir
  12. olá galera eu tenho dois periquitos australiano jovem q estou querendo vender uma femea como eu fasso pra saber qual e a femea e o macho?
    são filhotes ainda sera que tem como eu saber?

    ResponderExcluir
  13. Alguém poderia me informar até quanto tempo uma fêmea poderia acasalar e dar bons ovos ? estimo que ela tenha aproximadamente de 8 a 10 anos, ficarei grata por sua resposta !

    ResponderExcluir
  14. qts filhotes o casal gera por ano?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Já tentaram ver o original em http://periquitos.pt.vu ??

    ResponderExcluir
  17. quero saber a idade do meu periquito q achei na estrada,já peguei amor pelo bichinho

    ResponderExcluir
  18. meu periquito nasceu sem dedos na pata esquerda o que eu devo fazer

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho dois periquitos australianos um eu sei que e macho. e o outro e um azul clarinho com o branco e eu não sei se e macho eu femia pq estão beijando

    ResponderExcluir
  20. Discupa quando disse que azul colarinho com braco quis dizer da cera em volta do naris

    ResponderExcluir