Como Adestrar um Periquito


A criação de periquitos à mão pode ter vários motivos e levantar várias dúvidas. Há quem queira criar pelo desafio, outros não criam porque não se acham à altura do compromisso ou do nível de dificuldade e, uma grande parte quer criar periquitos à mão de forma a poder salvar algumas crias que de outra forma acabariam por morrer pelas mais diversas razões.No caso de se decidir por criar uma ave à mão, deverão ter-se vários factores em consideração.
A opção mais aconselhada para quem quer criar o seu primeiro periquito à mão é dirigir-se a uma loja da especialidade e comprar papa para criação manual para pequenos psitacídeos. Normalmente estas papas já vêm acompanhadas de uma seringa para dar a papa ao periquito. Este deve ser o método mais aconselhável.Pessoalmente também já criei periquitos com Cerelac (Exactamente! Aquela papa dos bebés!).Se ja qual for a escolha, o que vai necessitar é: uma seringa, a papa (seja ela qual for) e o periquito, claro :o)Depois, é só preparar a papa 3 vezes ao dia, no mínimo, com água morna (nem quente ao ponto de queimar o animal, nem fria), o ideal seria à mesma temperatura a que se encontra o corpo da ave.Ter muita atenção ao tamanho do papo pois, os periquitos não param de pedir comer mesmo quando o papo já está cheio, correndo o risco de o matar por excesso de alimento. Não dar nunca água ao animal (a água com que se faz a papa é suficiente).No inicio, o periquito poderá mostrar-se pouco interessado na seringa mas, ao fim de algumas horas (quando a fome começa a apertar), após ter saboreado alguma papa irá começar a "mamar" na seringa com toda a satisfação.

Este é o tamanho a partir do qual eu começo a criar as aves à mão. No caso de risco de morte começo assim que é necessário.
conforme o trabalho que se está disponível a ter. No entanto, deve esperar-se que a ave abra o bico e que este tenha tamanho suficiente para que nele se possa introduzir a seringa... No meu caso, normalmente começo a alimentá-los á mão quando estão parcialmente cobertos de penas, ou seja, quando já têm pelo menos metade ou mais de metade do corpo a ganhar as penas definitivas com que vão sair do ninho... Fazendo contas por alto, a partir das 2-3 semanas de vida.Quando se pretende criar uma ave á mão, esta deve ser retirada do ninho e mantida num local com uma temperatura nunca inferior a 25Cº. Por este facto, aconselho todos os que não têm criadeiras a não criar aves durante o Inverno mas apenas durante o Verão. A idade da ave (a partir das 3 semanas) também ajuda neste aspecto. Eu normalmente mantenho as aves dentro de uma caixa, tipo o seu ninho. De forma a evitar que a ave passe frio durante a noite, normalmente crio sempre mais que uma ave de cada vez (no mínimo 3) por forma a que elas se aqueçam umas ás outras, afinal, quem aperta uma seringa para um periquito também deve ter tempo de a apertar para mais 2 ou 3 :o) E pronto, é tudo. Resumindo basta um pouco de tempo e paciência que é paga posteriormente com uma amizade para toda a vida e um novo amigo com quem falar. É também de salientar que os periquitos criados à mão são, no meu entender, mais amigos e fáceis de ensinar a falar, além de serem sempre mais mansos (actualmente possuo unicamente uma fêmea albina, a Nicas, que não tem qualquer complexo em ser agarrada, o que nunca me aconteceu com qualquer periquito amansado)...Sempre que alimentar o periquito segure-o com uma mão e deia-lhe a papa com a seringa na outra, de forma a habituar o periquito à sua mão. Deverá também dar-lhe um nome e ir falando com ele à medida que o vai alimentando....
Desejo-lhe boa sorte com este método no caso de esta ser a sua opção.

68 comentários:

  1. Exatamente queria dizer q vc deveria mostrar como se adestra periquitos se sabe tudo sobre eles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz fale oq vc quer que eu posto aki no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pergunta!! Para vc, quando eu for tira o periquito pela a primeira vez devo colocar novamente no seu ninho onde seu pais podem entrar??

      Excluir
  3. keremo ve um video de vc mostrando como se adestra um periquito com ele em pessoalmente ta ligado aki é ronaldo

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 115 periquito e to vendendo pros aviários eu sou de curiiba

    ResponderExcluir
  5. cara meu periquito o Pepe fica na minha mão tranquilo, o único problema é que na hora de tirar da gaiola é um alvorosso ele começa a gritar sem para até se acalmar, mas depois que a parseira dele morreu a Lili ele anda estranho se eu o pego ele voa para outro local, não acontecia isso antes.
    Oque devo fazer para ele ficar calmo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra outra femea e bota na gaiola junto com ele, periquitos nao gostam de ficar sozinhos...

      Excluir
  6. Oi meu nome é Gabriel eu tinha um casal de periquitos maycol e madona mas eles morreram mas antes de morrer coisa de 6 horas madona botou um ovo depois minha mãe comprou uma encubadoura enfim o ovo chocou dei o nome de Clarisse hoje ela tem 7 meses já fica souta em casa minha duvida é com 5 meses ele entava no jardim e achou o cadaver dos pais mas ela ñ sabia deu 8:00 da noite e eu ñ sabia onde ela entava meu tio a achou no dia seguinte eu vi os corpos e até hoje ela ñ gosta de ficar perto de outros periquitos só das pessoas isso ira interfirir a epóca de reprodução por favor me responda.

    E-mail: glm_rednox@hotmail.com

    Obs.: no fim ela cresceu e o naris ficou azul o veterinario disse que era macho mas ela já acostumou com Clarisse então meus amigos e eu desidemos chamar de "O Clarisse".

    ResponderExcluir
  7. qual local poso achar a papa e a seringa eu moro em pinhais

    ResponderExcluir
  8. si eu não achar o loca posso copra avea e uma siringa qualquer

    ResponderExcluir
  9. faça assim da certinho.
    de manha você da comida ele ai você tira a comida de tarde e de noite você faz a mesma coisa ele vai ver que quem quer o bem dele é você separe ao menos 1 hora para conversar com ele evite gritos perto dele
    obs: não coloque a mão na gaiola dele.
    depois de muito dias você tenta a primeira aventura de botar a mão nele .
    tenta cortar a asa depois de 2 meses fechar janelas e portas e ficar com ele assim no dedo conversando ou também dando comida.abraços
    espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  10. cuide bem des seu periquito eles são muitos doceis e amaveis se você não tem 1 periquito compre que ele vai te alegrar muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. coloque um video ai mostrando a adestrar periquitos

    ResponderExcluir
  12. para adestra um periquito tenque ter pasiansia o easim vc abri a porta da gaiola e deije para ela entra e sai verifiqui se as portas estão fechadas e a janelas e deije ele anda pela casa e asim ele acustumara com vc da comida na mão e fasa corinho nele para adestra tenque ter paseensia e não esquesa carte a asas dele e fasio estique a asa e corta 12 penas tama coidado que eugumas paarten ten sange se corta a asa que ten sanque ele more,e so as penas espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  13. De periquitos você pode entender Gabriel, pena que de português eu não posso dizer o mesmo!

    ResponderExcluir
  14. mas não da para criar na mão o periquito de pois de grande de grande

    ResponderExcluir
  15. eu vou comprar 1 tem como adestrar ele já grande ? eu queria 2 para acasalar mas a minha mão mau deixa 1 pq eu tenho 1 cadela,eu já tive um periquito ele andava dentro de casa mas ñ deixava ninguem pegar ele.ele ficava tão avontade pq meu pai tinha um viveiro ele passiava ao redor ai fugiu !! eu quero outro mas que ele ceixe eu pegar ele como fasso ??

    ResponderExcluir
  16. meu e-mail é binhovilela1@hotmail.com meu twitter é assim também,e meu orkut é bielvilela1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. ola meu periquito é bem novinho so que ele tem uma perna maior e é virada pra cima e anda meio mancando sera que tem como resolver meu email é este henri.txe@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu é igual mais ele anda com a perna de lado pareçe que o pezinho dele ta deslisando?me ajudem porfavor

      Excluir
  18. Muito bom o blog, mas fiquei com algumas dúvidas, se poder adicione sff :) hugont90@hotmail.com

    Obrigado, tudo de bom para si e as suas aves! :)

    ResponderExcluir
  19. como q eu a destro o meu pirikito australiano na mao

    ResponderExcluir
  20. mais oque vc adestra é periquito autraliano ou o periquito normau?
    queria saber como se amnça para eles ficarem no dedo poderi postar isso no seu blog?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho uma periquita femea velha sera que eu consigo adestrar?

    Msn:lipe_gato09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. eu to criando dois filhotes por que a mãe deles morreu e eu to dano papinha mas a noite eu acho que eles ficam com friu que que eu posso faser para eles naum ficar com friu ?

    ResponderExcluir
  25. olá tenho uma casal deles, ela colocou 5 ovos chocou por + ou - 20 dias e parou de chocar dai o macho rejeitou ela e bateu nela, dai separei pq sera que isto aconteçeu??? devo coloca-los juntos novamente???? desde ja grato

    ResponderExcluir
  26. quero saber como adestrar meu periquito pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  27. ola, tenho um casal de periquitos, cortei as asas deles e costaria de saber se as asas cresem novamente

    ResponderExcluir
  28. arthur
    asas delas vão continuar crecendo

    ResponderExcluir
  29. gostaria de saber se tem como adestrar periquitos adultos

    por favor me respondam

    ResponderExcluir
  30. eu tenho dois ,só ki eles são seuvagens,e eu não sei como fazer com ki eles fikem mansos,com ki eles percam o medo de mim!!!
    o ki eu devo fazer pra ki eles percam o medo de mim??

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de Saber Como Deixar Minha Periquita A Lali todas as vezes que eu vou pegar ela ele corre de min e voa mais so faz 5 dias que eu tenho ela agradecendo des de agora



    Email:victorloko42@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. isso vai me ajudar bastante na criação do casal de periquitos que eu tenho!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Muito bom seu blog, bastante útil pra iniciantes como eu e meu filho na aventura de criar esses amiguinhos...

    ResponderExcluir
  34. Oi, qtos mls de papinha posso dar a um bebe de 3 semanas? Obrigada

    ResponderExcluir
  35. tenho periquitos mansos um casal crio ele na gaiola , se eu coloco comida nas mãos ele come nas minhas mãos é mais facil para adestrar ele fora da gaiola

    desde ja vale

    ResponderExcluir
  36. estou começando a criar periquitos agora e temho serteza que essas dicas vão me ajudar muito valeu

    ResponderExcluir
  37. muito legal eu tenho dois periquitos,um está novo e a outra esta velha o bico dela esta souto isso irá cair e nascer de novo ????

    ResponderExcluir
  38. e se o periquito ja for um adulto ainda da pra criar?

    ResponderExcluir
  39. tinha um casal de periquitos uma fugio e o macho foi atraz entao eu fiquei sem nada de repente veio uma ideia na minha cabeça pra eu comprar um periquito,primeiro eu comprei o macho dps a femia , mas... eu queria que eles se acasalacem mas isso numca aconteçe ja faz 9 mezes que eu tenho e nuhmca aconteçe isso, ai eu achei outro periquito doentinho entao eu cuidei dele mas... depois ele se acustuma com agente ate agora ele esta gostando de ficar a que em casa na vida boa soltinho por que eu numca criei passarinho amarrado na gaiola pq nos tds somos iguais e eu tenho piedades deles

    ResponderExcluir
  40. amigo me add no msn por favor preciso tirar umas duvidas

    ResponderExcluir
  41. como adestrar um periquito na fase adulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, entao geralmente eh muito dificil mas com carilho e dedicacao aprende algo.no meu caso tive problemas com uma femea q comprei pra ser par com um macho q ja tinha.ela era danda ale de ja ter os custumes do cativeiro q estava. aconselho sempre compra filhotes pois aprende com o dono tanto os sons como modo de vida. os meus nao emitem os sons dele em bando que eh otimo!so sobia como eu ensinei. visite no youtube periquito kitto o canal dele falando e tomando e namorando a juju. procure por periquito kitto ou por okamura.nema abraco

      Excluir
  42. Tem importância criar apenas um periquito ao inves de um casal? Ele não se sentirá sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tem q ter um casal se não ele se sente muito sósinho e pode morrer

      Excluir
  43. eu tenho um casal de piriquitos e queria adestrar eles posta um vidio amostrando como se adestra

    ResponderExcluir
  44. oi eu sou nova no ramo de criação mais eu queria muito adestrar um piriquito pra poder ficar no meu ombro solto sem ter medo de ele ir embora com eu faço se poder tirar essa duvida nacaopet@hotmail.com msn ou orkut nacaopet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. eu tenho um casal adulto e não sei adestrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. man, tem que ser com filhotes (o adestramento) se tentar com adultos eles irão fugir ...

      Excluir
  46. tem algum i-mail na qual a gente possa se falar?! eu fiquei com algumas duvidas
    ;3

    ResponderExcluir
  47. Tem como adestrar um com 2 meses? cortei uma das asas dele.

    ResponderExcluir
  48. http://youtu.be/q1jqyqsKfwM
    visitem o periquito kitto no youtube. temos varios videos legais dele falando bem e xingando kkk periquito Kitto. pra quem ama essas aves!parabens pelo blog.abracos

    ResponderExcluir
  49. comprei o kitto com 2 semanas, depois dos 6 meses ele ja tava sobiando alguns sobios. hj ele ta com 1 e 5meses e ja fala muito repete td...desde nossa que bonito a puta que pariu kkk fala super bem. nunca imaginei que esses periquitos fossem assim tao parceiros. moro no japao e estou fazendo de td pra levalos comigo pra brasilia. que Deus nos ajude a dar tudo certo no tramites. visitem no youtube o canal do kitto pra quem tem serve de inspiracao. procurem por periquito kitto ou por okamura.nema. valew

    ResponderExcluir
  50. oi a femea dos meus periquitos está estranha ela está com as asas abertas e comas penas para cima e fica meio cansada e tenta sair da gaiola o que ela tem?

    ResponderExcluir
  51. Tenho uma periquita australiana e ela já é adulta, tem como eu adestra-lá? queria qe ela ficasse no meu ombro ou na mao

    ResponderExcluir
  52. eu estou muito entereçado nessa ave mais a pete chop de onde eu moro e muito longe eu queria saber se vcs sabe min dizer o preço assi eu ja vou comfiante que vou compra espero resposta

    ResponderExcluir
  53. gente respondem por favor achei um periquito na rua do meu condomínio , e levei ele para casa mais ele tava sem uma parte da perna direita, como minha mãe n gosta de animais resolvi colocar ele no banheiro da área de churrasqueira e ta lá até agora o q eu faço minha mãe vais sair e eu quero pegar ele mais eu tenho medo dele me bicar e não ta voando me jaudem por favor.

    ResponderExcluir
  54. cara eu tenho um casal o macho ele é mansinho mais a fêmea falta arranca meu dedo quando pego ela eu costumo solta eles nas plantas de casa que são bem grandes pra eles ficarem mais a vontade mais toda vez em que vo pega a fêmea ela me bica fdm
    oque posso fazer pra deixa ela mais calma

    ResponderExcluir
  55. Tenho um(a) periquito(a) - ainda é uma incógnita, porque em cima do bico está lilás - que ganhei com 30 dias. No primeiro mês já amansei o bichinho. Comia na minha mão, pedia cafuné... Era um docinho! De algumas semanas pra cá, (deve estar com 3 meses hoje) está raivoso(a)!!! Colocamos o dedo perto da gaiola e ele(a) ataca furioso(a)! Não gosta mais de contato físico! O que pode estar acontecendo ou ter acontecido? Isso acontece especialmente comigo. Ele(a) era um apego comigo e hoje parece que me odeia! Já meu marido as vezes consegue fazer carinho nele(a) com sua permissão. E sou eu que alimento, cuido... O que pode estar acontecendo com esse bichinho temperamental?

    ResponderExcluir
  56. Oi queria saber se eu comprar um periquito já grande no pet, ele fica amigável? Ou ele terá dificuldades de sai da gaiola !

    ResponderExcluir
  57. Tem regra horária quanto à alimentação, já ouvi dizer que deve ser de 2 em 2 horas isso é correto?

    ResponderExcluir